O debate sobre a discriminalização/legalização da maconha vem numa crescente nunca antes vista no Brasil, um exemplo disso é esta discussão ir para a televisão tão constantemente.Consequentemente se expandindo para as redes sociais, possibilitando um debate ainda maior.
Só essa semana tive a sorte de assistir 4 programas, que mostravam a realidade sobre a maconha no nosso país, a visão dos usuários, de quem estuda a relação droga-sociedade, dos que apuram as estatísticas etc. Além disso ocorreu a maior manifestação brasileira pró legalização: a #marchadamaconha. Em 2011 o evento já aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro,Jundiaí, Niterói,Recife,Belém, Florianopólis, Fortaleza, Natal e Porto Alegre. Lembrando que a polícia na marcha de SP protagonizou mais uma cena de terror quanto a liberdade de expressão e a democracia no Brasil, com sprays de pimenta, cacetetes e bombas de efeito moral a nossa ilustrissima PM mostrou o seu poder, agredindo e prendendo manifestantes que estavam em pleno direito de expressão. Acarreta que o debate das drogas pode ser muito mais produtivo do que se pensa, nele se reflete a cultura brasileira de opressão, de violência desnecessária ou nada mais do que o preconceito.
Confira aqui as reportagens:
http://glo.bo/m3vv5v - Reportagem do Fantastico da rede Globo, mostrando um documentário do Ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, onde ele defende a discriminalização das drogas no Brasil e a regularização do uso da maconha.
(Link para a reportagem de vídeo http://youtu.be/rLI0OAM3ZVI)
http://bit.ly/lMCGkY Programa A Liga da rede record, que discutia as liberdades individuas e dentro disso, a questão da maconha ( A partir dos 6 minutos de video, para ir direto ao tema.)
http://mtv.uol.com.br/ondemand/programas/adnet-ao-vivo Programa humorístico da MTV, apresentado por Marcelo Adnet, programa humorístico, lembrem-se disso.
http://youtu.be/6JIM0jfPX8A O programa CQC, da rede bandeirantes de televisão foi até a marcha da maconha averiguar como é o movimento da Marcha da Maconha.
Confira a Marcha da Maconha no RJ que o CQC não mostrou.
Por Vinícius Cardoso.
A "abertura" de diálogos a respeito da legalização da maconha, por exemplo, foi um avanço. Poderia ser considerado um grande avanço, mas é só o começo. É preciso que a população tire as vendas dos olhos e passe a enxergar a situação sem preconceitos. É difícil uma vez que a grande mídia construiu um tabu de marginalização de uma erva, mas é fundamental que todos os cidadãos se posicionem sobre isso. E nada melhor do que a procura de veículos de comunicação ainda vistos como "alternativos".
ResponderExcluirTem um documentário que eu gostei muito:
Cortina de Fumaça
http://www.youtube.com/watch?v=bUiujh-xAi8
Se joga, Vini (: